sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FOCALIZANDO - Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


22 de fevereiro de 2013

Acordo de cavalheiros
A última sessão da Câmara acabou ficando marcada pela discussão da apresentação dos pedidos em duplicidade no Plenário. Quem acompanha os trabalhos legislativos sabe que há muito tempo existe um trato informal entre os edis, que eles chamam de acordo de cavalheiros, para que seja respeitada a prioridade para quem apresentou o pedido primeiro, isso é claro no caso dos vereadores que continuam na Casa.

O bicho vai pegar!
Vixi... Se alguém acha que os problemas que envolviam a Câmara passada já acabaram, estão enganados. Um passarinho cantou no meu ouvido que tem tudo pro bicho pegar dentro de algum tempo. O motivo? Diárias de viagens que não foram justificadas... Não existem passagens de avião, nem nota fiscal de hospedagem em hotéis, e por aí vai. Pelo que eu fiquei sabendo a Justiça já está de olho na situação e em breve estará atuando em cima da turma do “trem da alegria”. Detalhe: tem gente que precisa justificar diárias de valores entre 4 a 12 mil reais. E aí multiplica isso de 4 ou 5 vezes por ano. Dá uma graninha não dá? Vamos aguardar para ver os desdobramentos disso tudo.

Nomes nos gabinetes
Alô Presidente Maurício Lopes, alguns gabinetes ainda estão sem a identificação dos vereadores a que pertencem. Tá na hora de resolver isso aí, pois dá a impressão de que tem vereador tentando se esconder, principalmente aqueles cujos gabinetes ficam fechados boa parte do dia ou o dia inteiro.

Aparte em pé
Se não muito me engano, parece que existe no Regimento Interno da Casa um artigo que diz que quando um vereador pede “aparte” para um colega que está com a palavra, ele deve se levantar e ficar de pé da mesma forma que o companheiro. Se essa regra existe mesmo, ela não anda sendo cumprida por parte de alguns vereadores.

Lista de presenças
Bem, assim como fazemos nesta coluna desde 1996 (na minha saudosa Gazeta de Teresópolis), sempre divulgamos a lista de presença dos vereadores. Na 1ª sessão do ano todos compareceram. Na 2ª apenas Cláudio Mello faltou, mas ele teve sua ausência justificada: estava no Rio representando a Câmara na posse do novo Presidente da OAB Estadual. No final traremos o famoso balanço que sempre fizemos.

Anjinho falou!
Teve gente que até se assustou. Conhecido por não falar muito em Plenário, eis que de repente lá estava o vereador Anjinho com microfone na mão e falando. Na verdade, Anjinho levantou a bola para aquele que acabaria sendo o maior tema de debates da reunião: duplicidade de pedidos. O edil do PSD pediu a palavra para alertar que parte de um pedido feito pelo vereador Da Ponte já tinha sido feito por ele anteriormente. No final, houve um consenso e ficou tudo bem.

Falou bonito
Quem também usou a palavra, e de forma que surpreendeu a todos que não o conheciam, foi o vereador Fabinho Filé. Falou sobre a questão da duplicidade. Usou palavras bem colocadas e serenas. Mostrou que tem o dom da fala e que pode ser muito útil nos debates mais importantes que ainda estão por vir. Foi inclusive parabenizado pelo Presidente Maurício Lopes pela sua linha de raciocínio. Grande Filé, mostrou que pode ser uma grata revelação neste Legislativo, e estamos torcendo por isso, pois nossa cidade está precisando.
 
O Vereador Fabinho Filé destacou que o mais importante é não deixar os pedidos se perderem

Resumo da Ópera
- Habib intercedeu bem na última sessão, lembrando que o acordo de cavalheiros que sempre existiu na Casa ajuda a evitar problemas no caso de duplicidade de pedidos.
- Como eu disse nesta coluna, as diárias devem ser investigadas. A pergunta que não quer calar: e os demais abusos cometidos, não vão ser também?
- É bom lembrar que só na questão do uso de veículos foi uma verdadeira “farra do boi”. Teve de tudo, gastos excessivos de combustíveis, carros presos em blitzens, carros flagrados em motel, na praia, atropelando pessoas... Isso não pode ser esquecido!
- Parece que a Presidente Dilma Roussef e o Governador Sérgio Cabral vão ter que marcar um almoço juntos para aparar algumas arestas em relação a um desacordo em relação a sucessão de Cabral.
- Enquanto Cabral lança o nome de Pézão lá na estratosfera, a Dilma não estaria satisfeita com isso. Ela quer que o “lindinho” seja o candidato. O lindinho em questão é o Lindbergh Farias. Será que teremos mudanças?
- O problema de Lindbergh seria algumas questões judiciais, mas dizem que elas poderiam ser resolvidas “facilmente” em Brasília.
- Se as questões do Lindbergh forem mesmo resolvidas em Brasília, abrirá jurisprudência para casos em juízo de municípios de todo o Brasil, inclusive Teresópolis.
- Há muito mais do que se possa imaginar na recente conversa entre o Prefeito Arlei e o Ex-prefeito Mario Tricano.
- Uma coisa posso assegurar: não há nada envolvendo uma possível aliança ou nomeação de cargos.
- Uma ótima semana para todos e até a próxima quarta-feira!

“O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”
Livro de Salmos Capítulo 23 Versículo 01.